terça-feira, 17 de abril de 2012

A Qualidade do Ensino e o Número de Alunos


Foi anunciado pelo Governo da República o aumento do número de alunos por turma, a partir do 5º, passa dos actuais 28 para 30. Gostaria de saber a justificação pedagógica para este aumento, porque a economicista eu sei. Quem tem experiencia de ensino sabe que uma turma demasiado grande por norma não é homogénea, logo é muito mais difícil garantir uma boa qualidade de ensino, e preservar as especificidades individuais.
Todas a acções que têm sido tomadas pelo Ministério da Educação vão contra os relatórios externos, não tarda nada tudo o que se consegui ao nível da evolução educativa nos últimos anos estará perdido e cada vez mais o bom ensino será só para alguns.
Ainda bem que vivo nos Açores, porque, apesar de todas as nossas falhas, ainda conseguimos preservar um ensino com alguma qualidade.
Gostaria de saber a opinião dos candidatos a respeito destas medidas, sobretudo as do PSD e do CDS. Será que vão obedecer às instruções do “Grande” líder PPC? Ou vão fazer valer a nossa autonomia nestes assuntos?
P.S.- Espero que não voltemos a ter salas como a da imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário