segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Grande Problema da Direita na Europa



Por incrível que pareça o grande problema da direita no panorama da política europeia não é só a obsessão com a austeridade mas também os partidos que se encontram à sua própria direita, a extrema-direita.
Os povos dos países do “sul” estão cansados com as políticas de austeridade cega e com as fracas iniciativas de apoio ao crescimento económico, vê-se este cansaço nas sondagens, nas manifestações populares, e nas intervenções públicas dos parceiros sociais e sociedade civil em geral. Este tipo de cansaço está a provocar um declínio da dita direita e uma ascensão dos partidos de esquerda, e de extrema-direita.
O aumento de poder da extrema-direita muito possivelmente custar a reeleição do actual presidente Francês, ainda bem porque a Europa necessita de um reequilíbrio de forças. E fez cair o primeiro-ministro Holandês.
O discurso populista, demagógico e anti europeu da extrema-direita faz furor em muitos países, o que é perigoso, basta lembrarmo-nos do clima Europeu do início dos anos 30 do seculo passado. Não simpatizo muito com políticas de direita, a mim, alegra-me o facto de a sua popularidade estar a diminuir, agora preocupa-me muito a ascensão de partidos nacionalistas como o da senhora Le Pen.

Sem comentários:

Enviar um comentário