quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Austeridade, os Exames, os Chumbos e a OCDE

Pouco tempo depois da “brilhante” e populista ideia do Ministro da Educação de impor exames do 4º ano, aparecer um relatório demolidor da OCDE.
O relatório indica que em Portugal o nível de “chumbos” é excessivo, o peso atribuído às notas é demasiado, e acima de tudo estamos a perde o foco no aluno como centro do processo de ensino. O dito relatório também foca o facto das políticas de austeridade estarem a afectar de sobremaneira o ensino em Portugal.
Em suma, e na minha interpretação, se queremos ter um ensino de qualidade devemos encarar o aluno como centro do processo, deveremos valorizar as suas aprendizagens e respeitar o seu desenvolvimento singular.
E é importante o investimento na recuperação dos estabelecimentos de ensino, pois ter escolas onde os alunos e toda a comunidade educativa se sinta bem é factor primordial para o sucesso. Muito se falou na Parque-Escolar e nos “luxos” das novas escolas, mas não será verdade que todos nós nos sentimos melhor quando estamos num ambiente agradável e com algum conforto. Se em média um aluno passa mais de 35 por semana numa escola, não será demais pedir que este tenha prazer em lá estar, o que em muito contribuirá para ter prazer em aprender.
Ao nível da educação o actual Governo da Republica vai nos fazer regredir uns bons anos, pois todas as medidas que toma ou são de caracter populista ou de caracter economicista.

Sem comentários:

Enviar um comentário