segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dr.ª Berta Tira, a passos, coelhos da Cartola


Foi com pompa e circunstância que Passos coelho se dirigiu ao congresso do PSD-Açores. O Primeiro-Ministro foi recebido de aplausos e com muitas palmadinhas nas costas, retribui o favor elogiando a actual líder do PSD-Açores. Pelo meio, algumas, promessas demagógicas de ambas as partes, salientando a redução das tarifas aéreas, algo que 99% dos Açorianos queriam ouvir.
Esta colagem do PSD-Açores ao actual primeiro-ministro é algo que me cai muito mal, este facto não vem só de não suportar PPC, mas sobretudo por considerar tal colagem o início, caso o PSD ganhe as regionais, de uma capitulação dos interesses dos Açorianos aos interesses defendidos por PPC, e por conseguinte uma perda de autonomia, conquistada a ferros pelo actual governo durante os últimos 16 anos.
O ámen dado pelo PSD-Açores ao PSD nacional não é um bom auguro, vejamos o que aconteceu na Madeira, onde actualmente a autonomia foi reduzida a zero, se bem com muitas culpas do PSD-Madeira. Ou mesmo o que se passou no período em que Mota Amaral eram presidente do GRA, onde os nossos ganhos autonómicos foram reduzidos.
Os Açores têm-se pautado por uma governação em prol dos Açorianos, nos últimos 16 anos, conseguimos triunfos importantes, é preciso manter esta linha, é preciso fincar pé a mudanças que só viriam prejudicar a nossa autonomia e a nossas boas práticas.
O congresso do PSD-Açores foi simplesmente um desfilar de “velhas” figuras e poucas ideias, o que transpareceu foi ataque ao actual governo e muito poucas ideias credíveis e exequíveis. Desta forma acredito que a mudança necessária virá com as novas figuras que têm surgido dentro do PS-Açores, alicerçadas no saber já instituído, e não num voltar a figuras que desapareceram em 1996 e que aparecem camufladas como novas.
P.s.- Por norma não costumo escrever muito sobre política regional mas não consegui resistir.

Sem comentários:

Enviar um comentário