quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Outono Europeu


Está presente na memória de todos nós a Primavera Árabe, um conjunto de revoluções populares que deflagraram em alguns países do Mundo Árabe e que levaram à mudança de alguns regimes.
Na Europa estamos, em contraponto, a assistir a um Outono, uma triste decadência de um modelo assente no poder financeiro. Este Outono Europeu ameaça o futuro de um projecto de Paz alicerçado na união económica e solidária entre povos.
O Outono Europeu começou quando foi esquecida a premissa da solidariedade e deu-se extremo valor aos factores económicos. Actualmente, as populações de alguns países estão de tal forma desiludidas com a sua classe dirigente que corre-se o risco de haver uma ruptura entre os países reais e o país político. Esta ruptura é mais visível em países como Espanha, Grécia e Portugal, mas se a onda ganhar força será um maremoto que varrerá a Europa do mapa.
Infelizmente os principais dirigentes europeus, talvez influenciados pelos grandes grupos económico-financeiros e ou por convicções irrealistas sobre o futuro, não conseguem compreender e digerir as consequências das apostas políticas erradas que têm tomado. Talvez terão que ser os povos a fazer uma chamada para a realidade de uma forma que causará o Outono Europeu e o consequente fim de um bom projecto, mas mau dirigido.

Sem comentários:

Enviar um comentário